2007/04/28

ENTRE DUAS MARGENS, INC.

(Mirandela, Rio Tua - 2007-04-08)

Entre duas margens, olhares cruzados, embalados pelo rio que passa, desejos ocultos pela timidez que os separa, teria sido bom...

Rui Santos 1996

2007/04/25

AI AS MINHAS PERNAS! DESAFIO! 25 de ABRIL SEMPRE!


(3 motas algures no meio da Serra do Caldeirão, a do meio é a mais linda!)

Pois é meus amigos chega de nostalgia e melancolia (pelo menos por agora).
Este foi um mês à boa maneira portuguesa. Aproveitado no princípio com passeios de mota e almoços fora e com um final sempre a esticar. Como os €s eram curtos, no último fim de semana e hoje, eu e Kati demos folga à "Poderosa" e ao "Bolinhas" ("Poderosa" é a Varadero e o "Bolinhas" é o nosso Cliozinho), e decidimos gastar um pouco a sola dos Ténis. AI AS MINHAS PERNAS! No Domingo tinhamos ido a pé, daqui da Amora até ao Seixal (~ 9km). Fomos ver a malta que anda por lá a apanhar choco e eu tenho de ir lá tentar a minha sorte, vimos lá alguns pescadores com belos chocos.
Hoje fomos fazer um caminho bem conhecido de quase todos os Nómadas deste blog. Ai, que aí vem mais nostalgia... deixámos o enlatado na "nossa" rua em Corroios e fomos a pé até à Ponta do Mato e depois pela praia até à ponta do Seixal (onde em pequenos demos belos mergulhos naquelas águas puras e cristalinas, o que é certo é que aparentemente não nos vez mal) (~ 15 km). E o supermercado onde comprávamos a cerveja em lata ainda lá está. Não, eu disse que já chegava de nostalgia e hoje não vou relembrar mais o passado, vou sim deixar aqui um DESAFIO!
Ainda à "Nómadas" neste grupo, com força nas pernas, para pegar nas canas às costas, agarrar no garrafão do tinto e abalar a pé para a Ponta do Mato (e esta é para ti também Alemão, que és o mais velhinho de nós todos)? Pois se há temos de combinar um dia bem passado naquela maravilhosa estância balnear. Lá ao fundo hoje até havia um palco com Karaoke, naquele maravilhoso bar com esplanada. Mas acho que o Karaoke espanta os peixes.
Ok, se acharem que o garrafão de tinto é pouco e que tenhamos de levar a geleira com umas grades de cerveja, podemos levar os enlatados, o caminho até não está mau. Mas no fundo o que pretendo com este desafio é juntar a malta num dia bem passado na nossa praia de infância (e a água até aparenta estar mais limpa). Fica a proposta que poderíamos aproveitar quando o Alemão cá viesse.


E já que hoje é dia, não se esqueçam 25 de ABRIL SEMPRE!

O SONHO DA NOITE DA LIBERDADE

Noite companheira da solidão,
Amiga conselheira que me traz a saudade de tempos que nunca vivi.
Depois de ti o sol enrrompeu vermelho, como que emergindo das trevas,
Em que forçosamente estava escondido,
E os homens poderam sentir o prazer da liberdade,
Que tem um passarinho quando o soltam duma gaiola, voando sobre prados de flores.
99.04.25

Noite que me traz o sonho, sonho palavra tantas vezes evocada pelos poetas,
Um sonho em que a liberdade caminhava de mãos dadas com a igualdade,
Sonho em que os homens viviam felizes, em paz e harmonia consigo mesmo, com o meio envolvente e com a natureza.
Um sonho que era fácil de realizar,
Se não fossem alguns homens os mais vis e irracionais animais existentes na natureza.
Um sonho onde a habitação, a alimentação, a saúde, a educação, o lazer eram direitos iguais para todos.
99.04.26


Rui Santos

2007/04/24

Mais Luz

Caríssimos, acho-vos todos muito melancólicos...

Deixo-vos uma lenda...

Mulla Nasrudin (Khawajah Nasr Al-Din) viveu no século XIV. Contou e escreveu histórias onde ele próprio era personagem. São histórias que atravessaram fronteiras desde sua época, enraizando-se em várias culturas. Elas compõem um imenso conjunto que integra a chamada Tradição Sufi, ou o Sufismo, seita religiosa de antiga tradição persa e que se espalha pelo mundo até hoje. Ora faça-se silêncio, por favor:
...

Alguém viu Nasrudin procurando alguma coisa no chão. "O que é que você perdeu, Mullá?", perguntou-lhe "A minha chave", respondeu o Mullá. Então, os dois ajoelharam-se para procurá-la. Um pouco depois, o sujeito perguntou:
"Onde foi exactamente que você perdeu esta chave?"
"Na minha casa." "Então por que você a está a procurar por aqui?" "Porque aqui tem mais luz."...

...


Espero que todos encontrem o que procuram.... Heh Heh Heh

Saudações Leoninas!!

SENTIMENTO .BU

MEU VELHO... MEU AMIGO... MANO... Esta tua "reminiscência"... infelismente é muito real...é a passagem na vida de todos nós "NÓMADAS" e comuns mortais...como eu entendo a tua descrença e as tuas revoltas... Porque Viver é DURO e por vezes muito injusto e doloroso... por isso acho que a melhor maneira de enfrentá-la é vivê-la um dia de cada vez, aproveitar ao maximo todos o bocadinhos e passagens que vamos tendo com as pessoas que Amamos... valorizar ainda mais quem nos quer bem e não deixar de dar um abraço, um beijo um aperto de mão um carinho por palavras ou por gestos quando nos apetecer... seja em que altura for mas não deixar de o fazer... sim tb olho com muita nostalgia e saudade este passado que chega a doer... Mas temos que seguir sorrindo...E apesar de tudo... sinto que sou um afortunado em ter quem tive que (jámais esquececerei)...

Quem agora tenho...(que me faz todos os dias voltar a sonhar e por quem eu sinto "O AMOR ")

E quem sempre tive...apesar de nunca os mencionar na escrita estão sempre comigo em pensamento e aqui vai um muito obrigado ao Sr. Destino que nos juntou "OS AMIGOS" ao longo destes já 30 anos...

Rui (Mano)
Luis(Padeiro)
Jorge (engenhocas)
J.Pedro (Guardião)
Zeca (Sr. Eng.)
Luis (the Kid)

O maior abraço dos abraços sentido e bem apertado para todos Vós...

2007/04/22

SEM SENTIDO, APENAS PARA FALAR E DESABAFAR!

(olha que traseiro bonito?)
(Aqui está a CBF mais uma vez!)

Após uma noite bem passada e muito, muito bem regada, devagarinho cá cheguei a casa, são e salvo e apeteceu-me escrever. No caminho a ouvir UHF! Porquê? Porque o António ainda continua a fazer umas letras, que me dizem alguma coisa. Uma das minhas favoritas, tem um refrão que diz assim "tanto fizemos, de puro prazer, no fio dos anos, sempre a correr", com um ritmo a fazer lembrar as velhinhas dos UHF e a recordar-me os anos de 1998 a 2000, que de facto foram uns anos que não considero nem melhores, nem piores, do que os vividos actualmente, mas sem dúvida muito diferentes e com menores responsabilidades. Foram anos, de puro prazer, vividos sempre a correr, em que principalmente eu, o Bu, o Alvim, os irmãos B-twin, o besHugo, o Zeca, o Tio Patinhas, as irmãs Lagartas, as irmãs Camaradas, o Kid, todos os fins de semana criávamos episódios para hoje recordármos. Do Pipas ao Baco, da Casa dos velhos em Corroios às Concentrações da Mosqueira, da casa do Tio Patinhas às noitadas na garagem e no Mil e Tal. Foram anos muito intensos. Hoje os tempos são diferentes, a vida sofreu transformações, tenho a Kati que me trouxe uma estabilidade emocional, que me ensinou a exprimir os meus sentimentos. Este era um texto, que poderia perfeitamente enquadrar-se no meu livro, sempre aberto, que é "Os Sentimentos Incompletos...Estados de Alma pela Noite!". Livro que estará sempre aberto até ao dia final e em que tantas fezes fui escrever, não desabafando com os meus amigos ou família. Agora contínuo muitas vezes sem ter a coragem de desabafar frontalmente, mas pelo menos não me envergonho de partilhar o que penso, com os meus amigos e aqui vou desabafando.
Recordo os velhos tempos com uma certa nostalgia, mas também com uma enorme frustração, pelo evoluir da vida para alguns de nós. Em mim permanece um sentimento de revolta e incompreensão, que me fez perder completamente os credos e religiões, deixando de acreditar n'Ele e em toda a hipócrisia da Igreja, mas sempre mantendo o respeito por quem acredita. São as vantagens da democracia, pelo menos podemos exprimir as nossas opiniões.
E o tempo vai passando, olhamo-nos ao espelho e pensamos que estamos tal e qual como à 10 anos atrás, mas... Vamos a qualquer lado, entramos numa loja, num restaurante, num café, no emprego e tratam-nos sempre por "Senhor" e aí ficamos a pensar, não pode estar tudo igual. Ouvimos os nossos pais já nos 60's ou a caminho deles a dizer, um moço ou rapaz da minha idade, e pensamos que entre nós seremos também sempre um grupo de moços, mas a marcha do tempo não pára e o cabelo vai caindo ou ficando branco, a barriga vai crescendo, as rugas vão aparecendo. Uma vez escrevi, "não tenho medo de morrer, tenho medo de ir morrendo", mas talvez não haja nada a temer, é a evolução natural e é bom que assim aconteça para todos nós e que tenhamos saúde para nos podermos governar até aos últimos dias, que não sejamos abandonados num lar onde ficaremos à espera que Ela chegue. Talvez esta conversa seja porque a sensação que tenho, é que os últimos anos têm passado depressa de mais. Não há tempo para apreciar a natureza, as estações do ano, em vez de desejar que as férias cheguem, estou desejando que falte mais tempo para isto ir correndo um pouco mais devagar.
Bem por hoje já chega, este foi mais um Estado de Alma pela Noite. Para quem chegar até aqui na leitura deste post, um Obrigado por me aturar e aqui fica mais um abraço para todos "Os Nómadas".

2007/04/15

FIM DE SEMANA IMPREVISTO!

(Alemão ainda a conheces?)

(SS, olha por onde ela andou no Sábado! E tudo de mini na mão.)


A Varadero de regresso a casa após 15 dias no veterinário...deixa lá perguntar à malta se quer dar uma volta este fim de semana. Os irmãos B-twin prontamente responderam...vamos amanhã até ao Caramulo. O SS ainda ia confirmar e o 749 não queria deixar o Junior o dia todo nos avós. Bem vamos nós então...9:30 aqui em casa e se o SS for apanhamo-lo em Torres Novas. Sábado 9:30 encontro à porta da garagem, os irmãos B-twin...é pá nós já conhecemos o Caramulo e aquela zona...o SS não vai. Bem eu disse-lhe que talvez no regresso fossemos beber uma mini com ele. Já em cima das motas e porque não vamos até ao Algarve chatear o VFR, e vimos amanhã para cima. Vamos nessa.
E assim sem estar previsto fomos passar o fim de semana ao Algarve, atravessámos a Serra do Caldeirão, numa maravilhosa estrada repleta de curvas que liga Almodôvar a Faro. Almoçámos na Tia Bia em Barranco do Velho e passámos a tarde com o VFR, (e com o 749 que depois do almoço foi lá ter), onde experimentámos os dotes culinários do chefe Zé, jantando um óptimo Arroz de Langueirão. Acabámos a noite num bar onde é proibido fumar, excelente idéia. Domingo, almocinho e regresso.
Para dois dos "Nómadas" participantes do blog, aqui ficam as fotos das suas bichinhas para matarem saudades, depois mano-vos mais por mail (para o SS até tenho um video que ele vai adorar, onde pode ouvir o roncar da betoneira).
Bem já disse isto uma vez e não cumpri, mas vamos a ver se é desta. Meus queridos amigos, espero que não me levem a mal, mas nos próximos tempos vou estar mais ausente dos "Nómadas" e embora fique sempre curioso para ver o que por cá se vai passando, só o virei visitar aos Domingos, onde comentarei o foi colocado durante a semana. Isto porque tenho o trabalho a apertar e os exames a aproximarem-se e tenho de me aplicar mais nestes dois campos. Vão ser para mim dois meses difíceis mas tenho de fazer uma forcinha. Obrigado pela vossa compreensão, espero que continuem a escrever, (o alemão também já não põe nada à muito tempo) e desejo a todos uma boa semana de trabalho (com pouco trabalho de preferência). Um abraço e Saudações Motards.

2007/04/13

CANÇÃO (XIBEKE)


Então ora aqui vai
a musica é Minha
mas a letra de Mê PAI.....(O IAUCA) grande jogador da bola... de snooker.. MATRAQUILHOS... SETAS.... para quem o conhece: que é o caso pra já do SOTNAS, ALEMÃO... Um nosso GRANDE companheiro.. de pesca de conversa e de algumas (NOSSAS NOITES DE BOÉMIA ... tb um Nómada...
Reza-se a sina
escrita e trasada
na palma da mão..
Que duas almas
se encontram cruzadas
no meu coração..
E eu pobre de mim
vagueio assim
com uma cesta ao lado..
com uma cesta ao lado
vagueio pela rua mal agasalhado..
Quando pelo Natal
bela festa na familia
quem nunca tiver um AI
de se aquecer ao fogão..
E-assim esfarrapado
descalcinho na lida
AI vou lutando pela vida
para ganhar o meu PÃO...
trelim...... trelim....... (GUITARRA PORTUGUESA)

2007/04/12

INFELIZMENTE, NÃO ME ENGANEI!

(Máscaras tradicionais dos Caretos do Nordeste Transmontano)

Pois é, infelizmente não me enganei e lá se foi a taça UEFA. Hoje bem que mereciamos a vitória, mas paciência. Já agora aqui fica mais uma previsão. Vamos perder com os lagartos em casa e nem temos direito a apuramento directo para a liga dos campeões, isto porque as equipas pequenas sentem sempre uma motivação adicional, quando jogam contra uma equipa grande como o Benfica.

CA (R )P (A) TURA.....

POIS MEUS AMIGOS.... AQUI VOS ENVIO MAIS UMA BELA FOTO DA (KARPA) ESTÀ COMO RECORD NO CASTELO BODE.... DA FORMA COMO A APANHEI (FIO; CANA; ISCO)

Pois bem então foi assim...

6.30da manhã Alvorada a um domingo DE SOL EM JUNHO....

Para mais uma jornada de pesca ao achigã... POIS POIS EU FUI Á PESCA AO ACHIGÃ.(peixotes que poderam chegar a pesar 4 Kg +- e só os campeões é que os apanham para mim seria já muito muito bom apanhar um de 1/2 a 1 Kg...

e foi assim... material dentro do carro acendi um cigarro e começei a pensar mas para onde é que vou..... decidi então ir fazer uns lançamentos para a ALDEIA DO MATO

7.00 da mañha ..... chegada ao local.... breve olhar para a água para ver se indicava algum sitio com + actividade de peixe..... escolha do pesqueiro ( NUM CANTO da barragem ai a 300 m que para lá chegar muita gente precisaria de um guincho.... mas cá o puto vocês sabem como é perna delgada mas experiente e pujante de iniciativa... lá fui indo escorrega ali escorrega aqui lá cheguei....

7.30..... suado e cansado mas com muita gana de começar a esticar a puta linha para sentir alguma picadita dos aghiganzitos mais juvenis... mas os filha da puta as primeiras 8 a 10 amostras de plastico (vinis)que para lá mandei NÈPIA e eu a ver os cabrões.... finos como a seda os filhos da puta até gozavam comigo...... eu como já ando nestas andanças á algum tempo.... fiz-me fino.... ai é... então mudemos de estrategia vamos pescar um pouco mais rijinho, já que voçês não querem vamos ver se os vossos páis ou avós andam por ai mais refundidos no Fundo..

8.00 h ...... primeiro lançamento com a minha ESCOLHA.... AMOSTRA da Rapala (RIJA) para sondar o fundo daquele pesqueiro.... 1 lançamento .... recolha ..... nada... 2 a +- 15/20 m pela margem fora...... começei a recolher tick tick tick
8.15 H+- ......... CABUMMMMMM e a mim é que me tinham ferrado...... com uma puxada continua pojante sem descolar por mais de 15 segundos que eu quase fui ter dentro de água...... tirei instantaneamente a linha do carreto ficando a linha livre....porra... pensei eu é a merda da corda de um barco a alta veloçiadade que tinha encalhado no fio...... mas barcos é que não havia.... éra mesmo UM PEIXE...

Eu na minha boa forma..... e racioçinio rápido.... calma BRUNO MARCOS que estamos aqui sozinhos e esta merda não pode ser só História contáda... a prova tem de existir por isso vamos lá fazer com que o que esteja ferrado.... por mais trabalhoso que seja não pode partir o fio vamos cansar o ANIMAL... e tem que vir cá para fora.... e assim foi.... NA PRIMEIRA PUXADA levou mais de 150 m de fio ao longo daquele braço de agua.... eu a ver o fio a esgotar e pensava eu ao mesmo tempo.......bixinho vem aqui á minha beira só uma vez para eu te ver e parte esta merda só depois.... por favor peixe lindo mostra-te aos meus olhos ao menos..... perto do final do fio do carreto parece que me tinha escutado..... foi puxando menos abrandando..... e eu engatei o carreto comecei a puxar linha devagar cerrando a embraiagem para fazer um pouco de pressão e ai vinha ele... ai a 100 quis vir á tona de água para mostrar-me a puta da lombeira e eu mais confuso fiquei ....... AQUELA MERDA NÃO È UM ACHIGÃ CARALHO..... e foi ai que pensei.... não havia hipotese de sacalo de água pois éra um monstro ( UM PESO PESADO).... E ai pensei vou.... mas eu trabalhar-te PUTA para te cansar ?????........... NÃO TENHO MATERIAL PARA TI ...... e quando quiseres PARTE QUE JÀ ME DESTE O MELHOR DOS MELHORES EPISÒDIOS BEM COMO A MELHOR DAS SENSAÇÔES NO QUE TOCA A PESCARIAS....

DÀ-VA A MINHA VIDA PRO VER

E FOI...DEPOIS DE VARIOS PUXÔES
ASSIM QUE ELE SE DEIXOU TER
PASSEIO RENTE AOS ..........ÔES

AS MINHAS PERNAS VAREJAVAM
QUE NEM ESPIGAS DE TRIGO AO VENTO
NUM DIA DE VENTÀNIA NA PLANICIE
NO ALENTEJO, NA VILA DE SÂO BENTO....

O CALOR BRADÀVA-ME AOS OUVIDOS
SENTINDO O VERMELHO DO SOL
NA MOLEIRINHA MAIS PARECIA O FOGO
QUE ARDE DO VERÂO NUM PAIOL

ESTÀVA TODO ASSURTUADO
ERA DE MALHA A CAMISOLA
FEZ-ME FICAR MAIS SUADO
QUE NUM CONCERDO do som do lola

Mas que Kurva é esta?

É com muito prazer que me apresento aos membros deste Blog... :) Imagino que quem já tenha reparado na minha contribuição não tenha deixado de se interrogar "mas que Kurva é esta?" Bem... :) Ontem tinha um comentário fantástico para o post daquele rapaz tão engraçado com a carpa na mão... Era o comentário ideal para a minha apresentação mas andei às voltas com a minha password e foi tudo abaixo!!!..... Grr...! Virei visitar-vos mais vezes com provérbios chineses e citações do Borda d'Água que vocês não podem ser só motas só motas só motas! Um bom nómada tem de ser quase um pastor! Estar em plena sintonia com a ruralidade!

Heheh heh :))

Entretanto...

Falem com a Comissão de Boas-Vindas, houve aqui qualquer coisa que falhou... I'm in!! Hello!? Party!? Mas, para que não me acusem de exigências logo à chegada... para mim... um cházinho de hortelã e uns scones bem british chegam perfeitamente... Até lá...

Saudações.

2007/04/11

CARPA.......


Isto é um peixe.... agora não..... mas darei um resumo do episódio...

2007/04/10

De mota devemos usar luvas todo o ano!

(Escaldão nas mãos)

Pois é meus amigos, se não querem ficar assim, lembrem-se que as luvas não são para usar apenas no Inverno, devemos de usá-las todo o ano, porque além de protegerem a pele em caso de queda, também evitam queimaduras solares. Façam o que eu digo e não façam o que eu faço. Um abraço.

2007/04/09

PARA O ANO É QUE É!

(Saragossa)

Olá meus amigos, como é que passaram a Páscoa, comeram muito folar e amêndoas? Eu fui até às terras altas do Nordeste de Portugal. Um fim de semana que para variar soube a pouco.
A Varadero continua na oficina desde dia 30 de Março.
Esta é a semana que eu já previa, em que o Benfica vai ficar arredado da luta em todas as competições em que está inserido. Hoje dissemos adeus ao campeonato (ou pode ser que eu me engane) e na póxima quinta, lá se vai a taça UEFA (espero bem estar enganado).

2007/04/04

FELIZ PÁSCOA PARA TODOS "OS NÓMADAS"

(Pôr do sol em Saragossa)
A todos os meus queridos amigos "Nómadas" e para toda a minha família, aqui ficam os votos de uma Páscoa muito feliz. Comam muitas amêndoas, muitos ovinhos de chocolate e não se esqueçam de provar o folar Algarvio que é muito bom.
Um abraço para todos e boas curvas...

2007/04/03

MEGA- AMIZADE

Olá Mano Rui "O sotnas" e restantes nómadas... Alvim "O Alemão", .... pois é aqui estou eu tb a contribuir na nossa MEGA- AMIZADE....

Este Blog desde que o visitei despertou recordações de quando erámos miudos, e (QUE SAUDADE).

Ainda me lembro Mano Sotnas do nosso primeiro dia de escola tanto que tu choravas que não querias ir e agora passados 25 anos ainda lá andas meu punhetas... ou serve de desculpa para ires dar umas ".....baldas" de varadero claro... e nas curvas.... da estrada!!!!!!

Das nossas primeiras cervejinhas em lata compradas num supermercado a caminho da (PONTA DO MATO) pelo meio fumava-se um cigarrito ás escondidas..... foda-se que saudades..... das nossas caminhadas até lá bem como das pescarias lá feitas com canelões do meu velho IÁUCA que mal podiamos com eles onde se apanhava naquela altura (SARGALHOES DE 5 cm ROBALOS de 100 Gr ou mais, enguias que mais pareciam esparguete mal cozido..... é verdade e os fundos de balde cheios de caranguejos da merda que nós comiamos em tua casa e nos sabiam tão bem apanhados por um camaroeiro já experiente e velho... farto de apanhar neles que tenho noção que o achamos ao pé do lixo........ de caminho para casa vinhamos num "bolide" Sinca vermelho alaranjado queimado do sol de nuances brancas na tinta, com um pacholi a nicotina lá dentro das cigarradas (SG SURF) que queimavam atras um do outro ao canto da boca do teu velho a rasgarmos naquelas curvas de areia em 4a a 20 á hora.... porra que saudade....

MAIS TARDE.... depois de uma futebolada no ringue do tí pedro....as canecadas y botas de litro de cerveja até ás 2-3 da manhã na mesa do canto do café Amorim, onde por vezes havia histórias e relatos no outro dia das ressacas, que se cagavam nas cuécas ou vomitavam para o penico e o entornavam ou gregos para cima dos cortinados..... pondo sempre as culpas neles (FORAM ELES MÃE)

Vida bem vivida que tem passado por nós que nos deu recordações tão boas....

AMIGOS NÓMADAS DO CORAÇÂO POR HOJE FICA UM ABRAÇO...... AMANHÃ ESCREVO MAIS UMA RECORDAÇÃO....

2007/04/02

TIRO AO BONECO


Tripeiros duma figa, além de porcos, feios e maus, também têm uma sorte desgraçada. Sem ofença para os Portistas "normais". Aquela segunda parte do jogo de ontem, parecia tiro ao boneco. O Vieira devia ter pago ao Elton, como fez o Abramovich. Os guardas redes adversários contra o Glorioso defendem sempre bem. E ainda por cima vieram escavacar-nos o estádio todo. Bem matemáticamente, contínua a ser possível vencer o campeonato e à que continuar a acreditar até à última jornada. E para já que venha o Espanhol.