... mantendo viva a amizade que nos une. Este pretende ser um espaço de convívio, de desabafo, de escrita sem censuras, para quem quiser nele escrever, sempre e quando lhe apetecer. O rio, passa entre as montanhas, mas as duas margens não deixam de estar unidas. (excerto retirado do primeiro post do blog, publicado em 2007-02-15)
2007/10/31
MOONSPELL AO VIVO HOJE NO COLISEU DE LISBOA
2007/10/30
Esta semana excepcionalmente são efectuados à segunda-feira e não como vem sendo hábito durante o fim de semana.
Pois é, após uma semana de muitas noitadas a estudar (penso que valeu a pena), tive um óptimo fim de semana. O sábado foi para descansar e recuperar o sono, enquanto que o domingo foi um dia excelente.
Eu e a Kati completámos 7 anos de namoro, paixão, amor, amizade, etc. Parece que foi ontem que saímos do Baco, fui levá-la a casa e ... passado este tempo continuamos a dar-nos tão bem ou melhor do que no princípio.
Aproveitámos bem a manhã e o princípio da tarde só para os dois e mais para o final da tarde visitámos amigos (mesmo que alguns por telemóvel) e família. Porque para o sucesso duma relação, principalmente na fase inicial, penso que é muito importante o apoio dos amigos e da família e acho que desde que estamos juntos sempre tivemos uma boa relação com todos.
Bem mudando de assunto, venho aqui deixar também um desabafo de revolta em relação à Administração deste país. Como todos vós sabem, há muitos anos que os meus pais andam a tentar fazer uma habitação nova no Algarve. Há 4 meses que estavam à espera de um parecer da Direcção Regional de Agricultura do Algarve (ou coisa parecida), sobre a possibilidade de construção da casa em frente ao pavilhão multi-usos, (acho que sabem qual é, em frente à casa de banho). Pois bem, a semana passada, reuniram-se meia dúzia de FILHOS DA PUTA durante 20 minutos, que deram um parecer desfavorável, porque a construção da casa, não se enquadra no artigo xpto, que eles alegam. É uma área de reserva agrícola nacional. Lendo o artigo, qual não é o meu espanto, quando vejo que se aquele terreno fosse para construir um campo de golfe, uma casa de turismo de habitação ou coisa parecida, a licença seria concedida, mas como é para o Zé Povinho, que trabalhou a vida toda e chega agora a uma idade mais avançada e queria fazer a sua casinha com condições para passar lá o resto dos seus dias, não é possível. PUTA QUE OS PARIU A TODOS E MAIS A MERDA DOS GOVERNANTES DESTE PAÍS. A minha vontade era apanhar esses gajos, amarrá-los dentro da casa velha no Inverno, com a chuva a cair-lhes na tromba e ficarem lá até levarem com o telhado em cima dos cornos. Será que neste país, quem não suborna, não consegue fazer nada?
Comecei bem este post, mas com este desabafo ainda fiquei mais irado. Vou mas é para a caminha para ver se passa. Tenham uma boa semana de trabalho e até ao meu regresso.
2007/10/29
Planos para o Feriado
2007/10/27
Mais fenómenos nas Mouriscas
2007/10/26
Qualquer coisa em bruto
Verse
Deus, caríssimo,
Dói-me o nariz.
Aqui na montanha já nem um sinal de gente viva.
Cheira a morte e a lixo, é o cheiro que a Natureza liberta.
Um ar impuro que se cola às fossas nasais e, quando o vento está favorável,
Dobram-se as plantas medicinais sob a boca dos animais de boca aberta.
É um horror esta montanha verde e branca onde te subo sem saber porquê.
Sei que foi aqui que nasceste e também sei que aqui morreste mas não é isso que interessa.
Os pinheiros e os ares são desculpas para me dares
O Real Sentido da Vida.
Cheirar e estranhar para self-reconhecer.
Se já me encontrei?
Tantas vezes quantas as que me perdi.
E tu, Deus, na montanha onde te escondes?
No cume? Debaixo da neve? Na cabana de lenhador? (nem a cabana eu vi...)
No céu? Nas árvores?
Ou neste véu da cor da dor?
Este é só meu e hoje aqui o largo.
Estou farta de subir.
Curse
Fugi e nunca mais te vi.
Sou vento sou a brisa mais quente vou voando por aí...
Embalo os pássaros, encosto-me às flores, sou mil e duas cores.
Sigo profetas. Sintetizo e sigo metas.
Que encanto não teres compreendido...
Que encanto não termos sido...
Sou mágica e livre porque o quiseste,
Grito-te ao ouvido que me perdeste.
Sou mais e sigo.
Kurva 25 Outubro 2007
Um bom fim-de-semana para todos!! Aproveitem ao máximo e divirtam-se. Cuidado com as gripes que já andam aí... Atchim! Heheh heh
Um abraço da Kurva.
2007/10/25
CAMARADAS!!!
nao sei se já tinha dito , mas já temos casa. para futuras visitas ( parece que já há interessados para 2008 ), aqui fica o nr de contacto: oo49 5921 1790165. entao sotnas sempre vens de Varadero? acho que nao importa muito como, mas sim que venham e tenham boa viagem.
nesta altura do ano as motas comecam a ibernar tirando um ou outro dia de sol porque já fica fresco para se andar. já há sitios com neve... mas quando se bebe uma coisa mais ``espirituosa``
a alma fica mais quentinha, e o nevoeiro aparece turvando a vista. há outras coisas que turvam a vista; altas, louras e de olhos azuis. bu congela umas lebres para o verao, que eu também aprecio os teus cozinhados. bem amigos (as) tenham muita saude e boas curvas.
saudacoes motards.
2007/10/22
Reunião no feriado
Obrigatório o uso de calções de banho e capacete.
2007/10/21
PARABÉNS MANO VELHO!
Da colheita de 76, és o primeiro a chegar aos 31 e eu para lá caminho. Isto já começa a pesar nas articulações (falo por mim).
Provavelmente, só verás este post na segunda-feira, mas de qualquer forma, espero que passes (ou tenhas passado) um excelente dia de aniversário.
Um abraço do Rui e beijinhos da Kati.
2007/10/20
A terra continua a girar sem parar,
assim como não pára a crueldade dos homens, que esgotam os seus recursos.
(A marcha do tempo é implacável).
Só, ouvindo o peso do som que passa pelas letras e pelos números e que me recarrega as baterias, ao mesmo tempo que traz a força nostálgica de outrora, faz fluir o sangue vermelho que me corre nas veias,
enquanto a vida passa por nós sem darmos por isso.
Não tenho medo de morrer, tenho é medo de ir morrendo.
SAI UM GIN TÓNICO PARA O TABERNEIRO
Bem hoje não me apetece falar mais de motas (já o fiz nos comentários dos posts) e venho hoje falar-vos de música. Isso mesmo, venho partilhar convosco o que tenho ouvido ultimamente e manifestar a minha disponibilidade em partilha-la com os que estejam interessados.
Para começar com a língua da nossa pátria, uma avaliação muito positiva para o último trabalho do Jorge Palma, “Voo Nocturno”, na minha opinião um excelente álbum, para quem saiba apreciar as letras e as músicas do Palma e que durante uns tempos não me cansei de ouvir.
Passando para a música “estrangeira”, fiquei recentemente a conhecer toda a discografia dos Tool, influenciado pelo Kid e pelo meu primo Miguel, que tem sido o meu principal impulsionador para a descoberta de bandas para mim desconhecidas. Não pensei que fosse tão bom o som dos Tool, pensava numa música mais soft, se já tivesse tido curiosidade, há mais tempo que teria arranjado álbuns dos Tool. Muito bom.
As mais recentes novidades que eu tenho e provavelmente desconhecidas de todos vós, mas para mim excelentes cd’s, são:
- o último álbum dos Amplifier, o “Insider” que saiu em 2006, um grande som, com bastante ritmo e peso;
- o novíssimo EP dos Porcupine Tree, “Nil Recurring”, acabadinho de ser lançado, o qual vem na continuação do álbum “Fear of a Blank Planet”, com sonoridades bem profundas e enormes instrumentais;
- e por fim o álbum de uma banda, da qual nunca tinha ouvido falar, mas que surpreendeu bastante pela positiva, com um som mais soft que os anteriormente mencionados. São os Pure Reason Revolution, com o álbum “The Dark Third”, considerado um rock progressivo alternativo, com um ritmo e um estilo de música que facilmente se gosta.
Bem por hoje acho que é tudo, tenham um Mega fim de semana aproveitando bem o magnifico clima do nosso Portugal, ou pensando nele, para quem está longe, tenham também uma boa semana de trabalho e fiquem com mais um dos meus obscuros pensamentos.
Saudações Motards
PS: Não sabia qual era o título que devia de dar a este post e quando terminei de escrever, eis que tive uma enorme vontade de beber um Gin Tónico, não sei porquê, mas de facto aconteceu. Tive de me contentar com um copo de água porque não havia água tónica nem Gin, paciência.
2007/10/19
Fossilismo na civilização Motard.
Espero que não confundam isto com "biciclos" ou motas de rolamentos, isto é mesmo o ultimo grito em mesologia nas "MOTOS mono"...e vendo bem o nosso Planeta ficaria mais saudavel se todos nós aderirem.
2007/10/17
O veículo ideal para o Sotnas
2007/10/14
INSÂNIA - I
2007/10/13
E A ESCOLHA É...???
Antes de mais agradeço a todos os que contribuíram com as suas opiniões, todas elas bem válidas (sem excepção), em relação a que mota escolher no caso de vender a Varadero.
Em relação à BMW F 800 S/ST, sem dúvida que seria uma excelente opção do ponto de vista económico, com uma óptima relação preço/qualidade, mas sinceramente não faz muito o meu estilo de mota e a nível de conforto deveria perder em relação à Varadero.
Quanto à Ducati Multistrada, tem um estilo muito próprio, com grandes qualidades ao nível do equipamento dinâmico (não fosse uma Ducati), mas esteticamente nunca me agradou.
A BMW K1200GT, pelo que li, está uma mota fantástica em termos de conforto e prestações. Dizem que dentro do seu segmento, tem uma estabilidade inigualável a curvar, mas por enquanto usada é difícil de encontrar e nova passa dos 20.000€, sendo que mesmo usada é muito cara.
Uma opção que não comentaram, mas que já ponderei, é a Triumph Tiger 1050, mas para além de ter um estilo muito estradista, ao estilo Multistrada, também já tive informações de possuidores de Triumph’s, que é necessário marcar revisões com 3 meses de antecedência, existem peças que enferrujam, etc. Não me cativa.
Quanto à KTM 990 Adventure, sinceramente que sempre a adorei. Relativamente à estética que pode ser discutível, eu acho-a linda, lembra-me a minha espectacular África Twin. É para mim a segunda mota que mais me agrada na actualidade. Mas já tive em cima de uma na FIL e a Kati também a viu. Infelizmente não é só a estética que me lembra a África Twin, o conforto também não deve ser muito melhor. Para mim era suficiente, mas tenho de ter em conta a opinião da minha pendura, que já fez uns milhares de quilómetros comigo. E ela simplesmente, não gosta da estética e do conforto da mota e mandava-me ir à Alemanha sozinho, caso adquiri-se uma dessas. Paciência.
A Pan European é uma excelente mota, com um óptimo conforto, boas prestações e que também dá para fazer umas curvas com as devidas limitações dado o seu elevado peso. Já vi duas usadas na Motomil, com as 3 malas por 12.500 e 13.000€, impecáveis pelo menos de aspecto, sem um risco. Não ponho de parte esta hipótese, não é um cavalo (trail) como eu gosto, mas agrada-me a mim e à pendura.
A BMW R1200GS Adventure, poderá vir a ser a escolha. Pois é, acho que os meus amigos têm razão. Às vezes temos de por um pouco de lado a razão e seguir o nosso coração e tanto eu como a Kati adoramos a mota. Esta semana tive num curso de formação, no qual estava um colega com uma Adventure e só me disse maravilhas da mota. Contou-me que fez o lés-a-lés com ela e deixou alguns possuidores de RR’s espantados com o que a mota curva. Tem excelente protecção aerodinâmica, conforto, equilíbrio, bons consumos, enorme autonomia, excelentes suspensões, pode-se carregar bastante a mota que as suspensões não baixam como acontece na Varadero e como ele diz que acontecia com a GS normal. Também me disse que gasta óleo, mas pelos vistos, não é defeito é feitio. Já foi para Marrocos e diz que desde que se tenha “unhas” passa por todo o lado. Enfim, só me aguçou mais o apetite. Diz que já teve diversas motas, entre elas RR’s, a GS normal, já andou na R1200RT e diz que tem a melhor mota que já experimentou. Além do mais é uma mota que daqui a 20 anos continua a ser admirada, como acontece com uma R800GS que costumo ver no ISEL.
Mas por agora a escolha é a minha “Poderosa”. Ainda hoje atrasei-me para ir para o ISEL. Tinha 20 minutos para estar nas aulas. A adrenalina sobe bastante e eis que ponho a Varadero a mexer e o punho direito rola com bastante vigor. Contínua aquela máquina, com um enorme binário, uma excelente aceleração, os 2.. km/h são atingidos muito rapidamente. Esqueço-me do pneu dianteiro, já gasto e um pouco ressequido, dos travões a necessitar de mudar o óleo, com um tacto duro e as pastilhas dianteiras também a pedir a reforma e dou por mim a fazer as curvas do eixo Norte-Sul a 14. km/h. Às 11:00 em ponto estou na sala de aula, sento-me e penso... para que é que quero trocar de mota? Não é a mota que está velha, sou eu. Não é ela que está pesada a curvar sou eu. É que por vezes, as costelas e a coluna, relembram que não é agradável ir às silvas e por isso sempre que me sento na mota, ando com bastante cuidado, principalmente com pendura. É preciso motivações extra para andar em ritmos mais elevados e quando tal acontece, vejo bem que a “Poderosa” ainda está literalmente para as curvas.
Mudando de assunto, infelizmente em relação há almoçarada da lebre, estou de fora. Pois é, às sextas tenho aulas até às 23:00 e aos sábados tenho aulas das 11:00 às 14:00. O meu tempo também não é muito e aos domingos por norma, aproveito para estudar um pouco. É que este semestre decidi que devia aplicar-me mais no ISEL, já começo a ver o fundo ao tacho...
Por isso só espero que se deliciem com o apetitoso manjar, bebem uns copos de tinto por mim e que se divirtam bastante.
Outras oportunidades haverão.
Saudações Motards para todos, uma boa semana e boas curvas
2007/10/11
PORRA........ e pimba no "P"
>> Pedro Paulo Pereira Pinto, pequeno pintor,
> português, pintava portas,
> paredes, portais. Porém, pediu para parar porque
> preferiu pintar panfletos.>> Partindo para Piracicaba, pintou prateleiras para
> poder progredir.
> Posteriormente, partiu para Pirapora. Pernoitando,
> prosseguiu para
> Paranavaí, pois pretendia praticar pinturas para
> pessoas pobres. Porém,
> pouco praticou, porque Padre Paulo pediu para
> pintar panelas, porém
> posteriormente pintou pratos para poder pagar
> promessas. Pálido, porém
> personalizado, preferiu partir para Portugal para
> pedir permissão para
> papai para permanecer praticando pinturas,
> preferindo, portanto, Paris.
> Partindo para Paris, passou pelos Pirineus, pois
> pretendia pintá-los.
> Pareciam plácidos, porém, pesaroso, percebeu
> penhascos pedregosos,
> preferindo pintá-los parcialmente,pois perigosas
> pedras pareciam> precipitar-se principalmente pelo Pico, porque
> pastores passavam pelas
> picadas para pedirem pousada, provocando
> provavelmente pequenas
> perfurações, pois, pelo passo percorriam
,> permanentemente, possantes
> potrancas. Pisando Paris, permissão para pintar
> palácios pomposos,
> procurando pontos pitorescos, pois, para pintar
> pobreza, precisaria
> percorrer pontos perigosos, pestilentos,
> perniciosos, preferindo Pedro
> Paulo precaver-se. Profundas privações passou Pedro
> Paulo. Pensava poder
> prosseguir pintando, porém, pretas previsões
> passavam pelo pensamento,
> provocando profundos pesares, principalmente por
> pretender partir
> prontamente para Portugal. Povo previdente! Pensava
> Pedro Paulo... Preciso
> partir para Portugal porque pedem para prestigiar
> patrícios, pintando
> principais portos portugueses. -Paris! Paris!
> Proferiu Pedro Paulo.
> -Parto, porém penso pintá-la permanentemente, pois
> pretendo progredir.
> Pisando Portugal, Pedro Paulo procurou pelos pais,
> porém, Papai Procópio> partira para Província. Pedindo provisões, partiu
> prontamente, pois
> precisava pedir permissão para Papai Procópio para
> prosseguir praticando
> pinturas. Profundamente pálido, perfez percurso
> percorrido pelo pai.
> Pedindo permissão, penetrou pelo portão principal.
> Porém, Papai Procópio
> puxando-o pelo pescoço proferiu:
> - Pediste permissão para praticar pintura, porém,
> praticando, pintas pior.
> Primo Pinduca pintou perfeitamente prima Petúnia.
> Porque pintas porcarias?
> - Papai, - proferiu Pedro Paulo - pinto porque
> permitiste, porém,
> preferindo, poderei procurar profissão própria para
> poder provar
> perseverança, pois pretendo permanecer por Portugal.
> Pegando Pedro Paulo
> pelo pulso, penetrou pelo patamar, procurando pelos
> pertences, partiu
> prontamente, pois pretendia pôr Pedro Paulo para
> praticar profissão
> perfeita: pedreiro! Passando pela ponte precisaram
> pescar para poderem
> prosseguir peregrinando. Primeiro, pegaram peixes
> pequenos, porém, passando
> pouco prazo, pegaram pacus, piaparas, pirarucus.
> Partindo pela picada
> próxima, pois pretendiam pernoitar pertinho, para
> procurar primo Péricles> primeiro. Pisando por pedras pontudas, Papai
> Procópio procurou Péricles,
> primo próximo, pedreiro profissional perfeito.
> Poucas palavras proferiram,
> porém prometeu pagar pequena parcela para Péricles
> profissionalizar Pedro
> Paulo. Primeiramente Pedro Paulo pegava pedras,
> porém, Péricles pediu-lhe
> para pintar prédios, pois precisava pagar pintores
> práticos.
> Particularmente, Pedro Paulo preferia pintar
> prédios. Pereceu pintando
> prédios para Péricles, pois precipitou-se pelas
> paredes pintadas. Pobre
> Pedro Paulo, pereceu pintando...
>> Permita-me, pois, pedir perdão pela paciência, pois
> pretendo parar para
> pensar... Para parar preciso pensar. Pensei.
> Portanto, pronto pararei.
>> E achamos nós o máximo qdo conseguimos dizer:
"O Rato Roeu a Rica Roupa do Rei de Roma!"
"P"audações "P"otards,
"p"omé pessoal "p"uando "p"ome-mos a "p"ebre.......
"P"umprimentos,
.Bu
2007/10/10
"NOSSO PORTUGAL"
Como tudo começa.......e como acaba...........!!!
2007/10/09
"Caixa" Negra....lololo
2007/10/08
K T M ______12.285 €
ESCOLHE BEM,MAS TAMBEM TE DIGO QUE O BRUNO TEM TODA A RAZÃO...SE DEIXARES O TEU CORAÇÃO FAZER A ESCOLHA,VAI SER A ESCOLHA ACERTADA...AH POIS É!!
ESCOLHA!!!!!
Tb uma possiblidade de escolha...
Olá pessoal do tasco!!!!
Hoje não venho com contos nem com receitas... apenas em tom de comentário geral ao que por aqui vejo.
Viagens, Motos, Petiscos e principalmente AMIGOS.
Olá "kid" y la Ducati "roja" de Stoner somos los mejores del Mundo biba lá Ducati y nuestro"SANGRE". "até os Comemos" :)
Por "BIBA" biba lo BENBICA que ganou 2-1 ayer jungando muy mal... malisimo.. no entiendo que tipo de "xapatinhas" estan utilizando los jugadores, pués que mal efecto tienen en lá pelota. pero bueno és lo que tenemos.
Luis "padeiro" prá que saibas podes ir encomendando o vinho pois o pitéu já cá canta: enganei dois coelhos na sexta dia 5, Domingo dia 7 fui dar uma voltita aqui perto enganei uma perdiz e a tal das couves.... La liebre... ;)
Sotnas, pois é meu velho, grande dilema o teu, sem saber muito bem que conselho te dê. Acho que eu no teu caso VENDIA. E vendia porque? épa 100.000 Km já ninguem los tira e embora de aspecto ainda esteja "nova" já vai tendo a sua idade e desvaloriza... não pensava 2 vezes e talvez "eu"optava pela Pan European (das possiblidades que deste) embora quase todas as Bmw estejam muito bem, embora para já não comprar..... dentro das "trail"não á assim uma que goste porque é um estilo que me diz pouco tu sabes... nas touring a conversa é outra e eu particularmente gosto da K 1200 GT nem sei quanto custa mas é "gira". Ou então a Honda P.E. mas para daqui a 10 anos. a sugestão do Nuno não é má mas acho a mota muito pequena em comparação com o que tens tido (motor/aspecto) mas não deixa ser uma hipotese. Um +- conselho que te poderei dar é comprares Nova, senão acho que para isso ficaria como estás. embora se façam bons negocios em 2ª mão, no entanto é sempre uma carta fechada... mas isso só tu poderas decidir e analizar, concerteza que a tua opção no final será a mais acertada e isso é o mais importante, ficares contente e comprares o que realmente tu e a tua "Kat" gostam e vos dê mais prazer. Embora todos opinem..... vai pelo que realmente gostas, "a vida é só uma e certos prazeres não devem ficar por fazer". (Tu dizes no teu Post) "A mota que eu mais admiro actualmente está fora de hipótese, BMW R1200GS Adventure" e eu digo-te se é dessa que gostas, porque não? já viste Rui que por +-5.000 euros não concretizas o teu sonho, será que o dinheiro merece ser valorizado ao ponto de nos roubar o direito de se ter o que se gosta. Pela quantia acho que deverias fazer esse sacrificio... SEM DUVIDA. Embora tenhamos gostos diferentes o meu voto é no que tu realmente gostas a Adventure.....e será isso mesmo..... uma adventure tua.
Aos restantes "Nómadas" aqui fica um beijo para quem quiser beijuca e um abraço que quiser um aperto daqueles...
A lebre espera o tacho o vinho o copo e eu a vossa companhia....
Até breve!!!!!
(Bibaacubaconadamana).... ;)
2007/10/06
FOTO REPORTAGEM - PASSEIO AO MARVÃO
2007/10/03
CAÇA....
Éra com muito gosto que aceitava o vosso convite fizesse chuva fizesse sol, mas para um caçarreta como eu nesse dia vai ser a abertura da Caça Geral e vou dar sim uma volta pelas planicies alentejanas.... claro que não troco um dia bem passado convosco por um dia de caça mas... em havendo amizades surgiram mais oportunidades.... CERTO... por isso vou aproveitar para desde já vos convidar no caso de pendurar alguma Lebre em data a definir uma petiscada... ora vejam se vos palpita...
A receita do .BU......
Aproveito o sangue da lebre, para marinar a carne, adiciono azeite, vinho tinto, louro, rosmaninho, salsa, alho, pimenta, tomilho, cebola, cenoura e sal. Deixo a macerar durante dois dias.
Pico as couves, e com azeite faço um refogado, adicionando a lebre, cortada aos pedaços pequenos. Passado um quarto de hora, junto um pouco de farinha. E acrescento mais um pouco de Vinho Tinto do Redondo ou Tramagal, e um pouco do molho da marinada. Deixo repousar um pouco e ponho mais um pouco de ervas, tempero de sal e pimenta e deixo ficar em lume brando durante pelo menos duas horas.
Preparo alguns cogumelos "dos brabos", salteando-os com limão e cebola. Quando a cebola estiver alourada, junto tudo ao tacho da lebre, verifico o sal e pimenta e deixo ferver.
Recomendaçõe:
Vou usar mais tarde vinho tinto para acrescentar, “reforçando” o leito da marinada. Preciso de um vinho, jovem, com boa estrutura e corpo, aroma intenso – mas não perfumado – taninos suaves mas sensíveis, boca rija para suportar o embate na cabeçorra e da lebre na marinada. :)
Posso experimentar um Tinto, da Adega Cooperativa do REDONDO. Costuma ir bem com este tipo de pitéu.
Este vinho, além de ser acrescentado na confecção da lebre, pode ainda ser servido antes, durante, e até final para os que conseguirem acompanhar com uma sobremesa, por exemplo um queijo do azeite a saber a "cardo" da região da aldeia da Serra D' Ossa ou um chouriçinho caseiro feito pela avó Maria de "Bacro" preto.
Vinho recomendado (na cozinha ou no copo) no final o que interessa é ser boa pinga...
À PARTE :
Pode dizer-se que para o comum dos mortais, leigo nestas coisas da Caça, quando observada de longe, a Lebre não será mais do que um Coelho de maior tamanho, mas na realidade isso não corresponde à verdade.
É bastante maior, medindo entre 50 a 70 cm e,´já me afirmaram que, algumas chegam a pesar mais de 6 quilogramas! No entanto não afirmo. Com tons castanho claro e amarelado, possui longas orelhas de pontas negras e bigodes compridos, e as patas traseiras são bastante maiores do que as da frente fazendo dela uma grande corredora, permitindo-lhe atingir grandes velocidades quando em fuga, podendo percorrer 1 km num minuto ! Também é uma boa nadadora conseguindo atravessar rios, quando perseguida ou noutras situações, como medida de recurso!
É preferencialmente durante a noite que as Lebres procuram vegetais, seu alimento principal, ou passeiam pelos caminhos tornando-se um agradável espectáculo para quem as pode observar correndo, brincando ou erguendo o corpo apoiando-se nas patas trazeiras, hábitos que por vezes lhes são fatais devido a caçarretas sem escrúpulos, que as abatem a tiro ou por atropelamento, usando focos luminosos ou mesmo os faróis das viaturas usadas para este fim !...
Ao que julgo saber, estará na moda o uso das chamadas Moto 4 que permitem um acesso fácil praticamente a todo o tipo de terreno!
Os machos quando se encontram podem brigar fazendo-o de pé, apoiados nas patas traseiras, numa autentica luta de boxe !
Esta característica, aliada aos predadores e caçarretas furtivos, limita muito o aumento da população de lebres, tornando-a bastante valorizada não só como troféu, como no aspecto gastronómico.
Infelizmente, há notícias da existência, no sul do País, duma doença que está a atacar a Lebre !
Não será muito o que eu escrevi sobre a " Lepus Capensis ", a nossa Lebre , protagonista de algumas estórias contadas às Crianças !...Se consegui ensinar-vos algo sobre este animal, então contai-o aos vossos Filhos ou Netos . Pode ser que eles, nos seus inocentes sonhos, possam ver a beleza duma Lebre, ou então saltando ou correndo, nas extensas planuras do Alentejo, e não apenas uma corredora distraída que se deixou adormecer sendo ultrapassada pelo Sapo Concho !...
Saudações Motards.....
.BU
2007/10/02
PASSEIO NO 5 DE OUTUBRO!
O Olgarvio sugeriu dá-mos uma volta até ao Marvão, está lá uma feira Islâmica.
Quem estiver interessado em ir passear no 5 de Outubro, é favor informar.
O convite é extensível a todos os Nómadas e o passeio é aberto a “enlatados”.
Não sei se o S. Pedro irá ajudar, pelo menos até 5ª feira as previsões são de chuva.
Pede-se aos interessados que combinem, com o Kid ou com o Jorge, porque eu raramente estou disponível a horas decentes.
Desculpem ser rapidinha mas o tempo é pouco.
Ao bu. e à kurva, sejam bem vindos novamente.
2007/10/01
............................... so fresh.... :D .......................................
Já ouviram esta? Dentro das bitchy songs, digam lá se não é das melhores? Não sei pôr vídeos do YouTube... Façam busca, vale a pena:
Rihanna "Shut Up And Drive"
[Verse 1]
I've been looking for a driver who's qualified
So if you think that you're the one step into my ride
I'm a fine-tuned supersonic speed machine
With a sunroof top and a gangster lean
[Bridge]
So if you feel me let me know, know, know
Come on now what you waiting for, for, for
My engine's ready to explode, explode, explode
So start me up and watch me go, go, go, go
[Chorus]
Got you where you wanna go if you know what i mean
Got a ride that smoother than a limosine
Can you handle the curves? Can you run all the lights?
If you can baby boy then we can go all night
Cos I'm 0 to 60 in three point five
Baby you got the keys-
Now shut up and drive
(drive, drive, drive)
[Verse 2]
I got class like a' 57 cadillac
Got all the drive but a whole lot of boom in the back
You look like you can handle whats under my hood
You keep saying that you will boy I wish you would
[Bridge]
So if you feel me let me know, know, know
Come on now what you waiting for, for, for
My engine's ready to explode, explode, explode
So start me up and watch me go, go, go, go
[Chorus]
Cos I'm 0 to 60 in three point five
Baby you got the keys-
Shut up and drive
(drive, drive, drive)
Cos you play the game, got what I got (Get it Get it)
Don't Stop It's a sure shot
Aint no ferrari huh boy I'm sorry
I ain't even worried
So step inside and ride
(ride, ride, ride, ride, ride...)
[Bridge]
So if you feel me let me know, know, know
Come on now what you waiting for, for, for
My engine's ready to explode, explode, explode
So start me up and watch me go, go, go, go
[Chorus]
Got you where you wanna go if you know what i mean
Got a ride that smoother than a limosine
Can you handle the curves? Can you run all the lights?
If you can baby boy then we can go all night
Cos I'm 0 to 60 in three point five
Baby you got the keys-
Now shut up and drive
(drive, drive, drive)
Tudo bom para todos, pequenudos e graúdos.
Voltei. Com Saudações Motards.