2012/09/09

BRUTAL desGOVERNO…

Brutal ataque ao povo Português é o que estamos a assistir por parte deste desGoverno.

Para além do aumento dos impostos, do acesso aos serviços de saúde, do acesso à educação, dos cortes nos subsídios de desemprego e de doença entre outras medidas de austeridade a que temos estado sujeitos, agora assistimos ao roubo de um salário por ano como medida permanente.

E assistimos de braços cruzados? Nunca fiz greves nem manifestações, mas acho que a partir de hoje, por muito respeito que tenha pela minha entidade patronal e pelo meu emprego, vou passar a participar nas próximas greves e manifestações. O que nos estão a fazer é demasiado grave para ficar a assistir de braços cruzados no sofá. E não o farei por mim, mas pelo futuro da minha filha. Tudo o que foi conseguido no tempo dos nossos Pais está a ser destruído agora.

O Sócrates cavou um buraco enorme nas finanças portuguesas e apareceu por aí um Coelho que iludiu o povo com mensagens de esperança, que não seriam sempre os mesmos a pagar a crise, que haviam outras soluções, a mim não me enganou, mas muitos acreditaram e a solução está à vista. A mesma "receita" que foi aplicada na Grécia está a ser aplicada a Portugal e estamos a caminhar para a mesma situação. Qualquer leigo percebe que não é a tirar poder de compra ao povo que vamos criar emprego, o que vai acontecer é precisamente o inverso. Menos poder de compra, menos consumo, mais desemprego, uma espiral já estava a levar o país para o fundo e que agora se irá agravar. Tenho ouvido figuras públicas da esquerda à direita e todos são unânimes na sua avaliação. Bagão Félix ex-ministro das finanças de um anterior governo PSD/PP, disse precisamente o que eu escrevi, no contexto actual esta medida não resulta, até o Alberto João Jardim, que eu não aprecio nem um pouco, diz que este governo está esgotado e pede a intervenção do presidente da república. O ex-presidente da república General Ramalho Eanes diz que este é o momento dos Portugueses decidirem o que querem para o seu presente e para o seu futuro e agirem em conformidade.

Um trabalhador que passa o dia a labutar e no final do mês tem um ordenado bruto de 500€, tem uma enorme dificuldade para conseguir pagar a renda de casa, estudar os filhos e pôr comida na mesa para a sua família, para além dos descontos que já tinha, passa agora a dispor de menos 35€ por mês. O Coelho que experimentasse a gerir um salário destes para ver como custa a vida.

É inqualificável o que nos estão a fazer.

Da minha parte vou tentar acabar o meu curso este ano, pagando a “módica” quantia de 1037€ de propinas para poder fazer um ano lectivo no ISEL (com 50 cadeiras feitas já dava direito a uma dezena de licenciaturas na universidade do Relvas), assim que o acabar vou tentar fazer um curso de Alemão, para estar mais preparado para emigrar em caso de desemprego. Estamos os dois a trabalhar na mesma empresa e temos de estar preparados para a possibilidade de desemprego inesperado. Como medidas imediatas, vamos cortando à medida das necessidades. Quando for preciso, vendo a mota, corto a TV, a net e o telefone, o que for preciso… vamos tentar é não acabar com o convívio com os amigos e a família.

Enfim, como li ontem num provérbio Árabe, “A riqueza de um homem não está no que possuí, mas no que desfruta”.

SAUDAÇÕES NÓMADAS!

1 comentário:

pedro alvim disse...

Cada dia que passa ficamos mais pobres e esgotados deste governo. Eles não se queixam porque ganham um pouco mais que nós!! Pelo menos temos uma coisa que eles não têem.. AMIGOS!
E nesses a troika não mexe.. Saudações! Para quando um giro de mota?