2008/02/10

THE LAST ADVENTURE WITH VARADERO




Sexta-feira dia 25 de Janeiro, 14:30, depois do almoço partimos rumo ao Algarve. Todos os pretextos são bons para ir ao Algarve, mas quando é para ir ao octogésimo aniversário da minha avó materna, ainda melhor. Também todos os pretextos são bons para andar de mota e quando estamos perto de vender uma mota da qual gostamos muito, certamente que o veículo escolhido para a viagem, teria de ser a Varadero.
Auto-estrada até Grândola Sul, com alguns troços a 2??, que é para tirar as impurezas dos carburadores.
Passado Santana da Serra, viramos para o interior da Serra do Caldeirão. Mais de 20 km sem encontrar um veículo, num Algarve, completamente desconhecido da maioria dos turistas veraneantes.
Ao chegar a uma povoação chamada São Barnabé, perguntamos qual o caminho para Alte, a uns habitantes locais, que com toda a simpatia estiveram um bom bocado a falar connosco.
Indicam-nos um caminho que dizem ter um bocado em terra. Pensava eu que seriam uns 500 m. Partimos por esse caminho em terra batida, está a anoitecer e a Varadero começa a acender a luz da reserva. Fazemos mais de 10 km por entre as curvas da serra, sem ver um rasto de civilização tirando os caminhos de terra que se iam dividindo e nos faziam perguntar se estaríamos no caminho certo. Lama, pedras soltas, subidas bastante íngremes e heis que chegamos ao alcatrão. Só há um problema, não avistamos bomba de gasolina. Seguimos bem devagar o resto da viagem até que por volta das 18:00 estamos em casa. A Varadero levou 23 litros de gasolina, o que quer dizer que apenas tinha 1 a 2 litros no depósito.
A sensação final que fica é que temos de repetir este e descobrir outros caminhos por entre as Serras Algarvias, pena é que as motas dos nossos companheiros, não estejam aptas para estas caldeiradas.
É por isso que eu adoro as motas trail e este foi um passeio onde o conceito foi aplicado em pleno. Viajar confortávelmente a bom ritmo na auto-estrada ou nas nacionais e quando o alcatrão acaba, poder continuar a viagem e descobrir paisagens bastante agradáveis.
Agora, passado mais de uma semana sem mota, já começo a ressacar. Ainda para mais com este tempo maravilhoso que tem estado...


2 comentários:

pedro alvim disse...

Olá malta! Aqui também tem estado um tempo maravilhoso ( 2 a 12° ) com muito sol todo o dia mesmo bom para se dar umas curvas, mas o meu ferro está um pouco longe, e depois vejo passa-los ainda pior...
Vi na rtpi aqui há dias uma reportagem sobre esse turismo algarvio que muito pouca gente conhece e mostraram lugares lindissimos... o Algarve nao é só praia! Mas como dizes em alguns deles tinha que ir a pé e deixar a CBF estacionada na berma... Sofremos do mesmo mal ( ressaca ) mas é uma ressaca boa e que esperemos acabe em breve. Saudacoes motards.

Rui Santos disse...

Olá Alemão, tudo bem convosco? Isso é que é tempo maravilhoso? 2 a 12 ºC? Aqui têm estado 20 ºC de temperatura máxima. Por acaso hoje já esteve mais fresquinho e a máxima era de 18 ºC para Lisboa, mas o Porto e todo o litoral norte continuavam nos 20 ºC. Pois é, o Algarve é lindo, do litoral à serra, passando pelo barrocal. De barlavento a sotavento.
Então e quando é que está prevista uma visita ao nosso país?
Um abraço e beijinhos à Alemã.