2008/01/21

A NOSSA RUA...

Eu cá enquanto alguns de vocês viam essas "tretas" de desenhos animados, já eu tinha visto o TV Rural ás 8 da manhã, e enquanto estavam na "treta" já eu ia a caminho da ponta do mato onde alguns dos nómadas tb chegaram a ir…. para a pesca com o meu velho "Iauca" e o TI Toscano, até podia ser uma seca isso da pesca para alguns mas aprendi muito com os mais velhos…. As conversas com o nosso Amigo “COI” pescador…. e tudo isso fez de mim o que sou hoje por uns amado por outros odiado…... e "AGORA" estão prá iiii a falar dos “putos” de agora que não largam os Pc's e as Ps... mas alguns de vocês tb eram muito agarrados aos cobertores ao sábado e domingo de manhã em frente ás "phillips"... não estamos a ser justos...
Estou de acordo convosco em relação ás brincadeiras de rua... sim éramos alguns de nós uns vádios e um belo "Grupinho" e os nómadas merecem um hino por isso e não só por isso mas sim pelo que Ganhamos e mantemos o que é raro e isso sim temos que preservar, mas não vamos entrar na cena dos nossos Pais tios e avos que "no nosso tempo é que era Bom"... deixemos individualismos de lamechices e deixem lá as "heidis", os sawyers os bananas splits e os cobertores em casa e vamos pá Rua mais vezes fazer uma "rodinha" á antiga.... A RODA NÒMADA...

A nossa educação e as possibilidades que tínhamos Vs educação de hoje é que é um pouco diferente julgo eu, era uma educação mais ancestral com mais oxigénio mas com mais respeito e ao mesmo tempo com mais espaço, e não fez mal a nenhum de nós "putos" termo-nos exposto a tudo ou quase tudo, e obviamente ter pelo que optar e pelo que mais gostávamos… essa educação e muitos de nós tivemos essa sorte de ver muito e aprender muito ás vezes da pior maneira todos sabemos isso… eu falo por mim e não me escondi a nada e optei sempre pelo que me fazia sentir melhor... e os "putos" de hoje em dia, e já no nosso tempo os havia, pais muito protectores e a meu ver só faz é mal aos "putos", e hoje cada vez mais ficam “dreads” ou gays ou então vão para os "morangos com açúcar" ou pá operação triunfo... pura demagogia…. Em conclusão e a meu ver no fim é tudo resultado adjacente a uma protecção em demasia mas que hoje em dia é necessária assim mesmo, O tempo é outro…. generalizando claro.

E connosco não foi bem assim havia muitas dificuldades e tínhamos que brincar com paus pedras, canudos das obras, de calceteiros etc etc porque não havia "Euros" para termos mais e que tantos outros tinham…. E digo “felizmente” que foi assim…. “Éramos apanhados “ quem não bateu com as costas das mão em vidros que desfazíamos com uma pedra para depois fazer escorrer o sangue pelas mãos abaixo, se isso fosse hoje éramos internados no hospital porque tínhamos de ser seguidos pelo psicólogo que aquilo era logo considerando adolescente de alto risco por tentativa de suicídio e tínhamos que fazer mil e um teste de despistagem de doenças mentais de sida hepatites e outra “murrinhas”, de apanhar logo um reforço da vacina do tétano para a mão não cair... Digo mais “GENTALHA” de hoje em dia ditos “Putos” se escutassem que íamos Brincar ao “MYGOD” ou ao “ESPETA” á “ SIRUNBA” ou “MATA” ou à “RABIA” imagino que éramos mal interpretados… é a evolução e levo a crer que os putos de hoje já nascem stressados e a saber demais é com manias parvas… quase tudo vai perdendo a piada e a emoção, é tudo fácil demais hoje em dia…

Mas um dia com certeza vamos fazer de tudo para que os nossos filhos não tenham que passar por isso e lá vamos nós comprar a (ps 3 e depois sai a 4 querem a 4 e nós lá a compramos e em vez de uma bicicleta compramos uma motoeléctrica... e dizemos-lhe fica em casa que na rua não á espaço para brincarem é só carros e perigos, é mesmo assim a evolução das coisas…. È pena mas tb os vamos proteger demais.

Lembro-me que difícil era ter uma mísera bola para jogar-mos…., tínhamos que fazer uma "vaquinha" entre todos para a comprar... e dessa merda eu não me esqueço nem vocês... íamos aos pinhões para fazer uma espécie de calducho de pinhões descascados com açucar e uma pouca de água que nos sabia tão bem… sentadinhos á beira da calçada á assobiar uns aos outros para virem para a rua para uma “fotebolada”, e estar á janela a olhar uns para os outros porque estava a chover e desertos para ir para a rua jogar a qualquer coisa, assim que a chuva parava começava logo movimento naquela rua de putos em fato de treino a correr de um lado para o outro a imitar animais em voz alta… o rui fazia de macaco eu e o luís de leão o Jorge pregava-nos uma biqueirado no cu quando fazíamos merda o Pedro aventava-se ao chão porque tinha a mania que era guarda redes o Zeca sempre o atrasado e que não se livrava da fama o Mário rui que levava uns “caldos” porque tinha a mania que era reguila, os irmãos Portugal traziam as novidades de roupa e ténis, as bolas e as raquetes mais fixes para todos jogar-mos o Hugo andava sempre a rebolar pelo chão e a cagar-se o Paulo do 3º andar não dizia os “R” e o irmão os “S” o Alexandre e o beto irmãos de sangue sempre á punhada…. o Pedro Nuno sempre a arranjar merdas aos da rua, o Nuno mecânico sempre de volta dos carros porque não tinha lá muito jeito para as nossas brincadeiras e depois tinha que levar umas para abrir os olhos…. A ninita ás vezes á janela outras vezes connosco nas brincadeiras a rosa a idolatrada porque era a mais “boa” da rua e nós babávamo-nos todos e sempre a rirmo-nos , a Paula…. A Zezinha o Nelson que também levava umas “fueradas” e chamava logo a mãe que lá vinha á janela aos gritos, …. A madame tosca…. o Rambo o Pedro do putchi o gordinho e sempre a rir… o “coitadinho do Bruno do 3º. Andar que levava “fuerada” do pai que até fervia… “o Michael”, o “Javardo”…. Pessoal que tb marcou a nossa infância e adolescência…

Aqui Fica o meu ABRAÇO AOS NÒMADAS:

Rui
Luis
Jorge
zeca
Quim
Ninita

e ao kid e ao hugo quem ainda apanharam parte do que aqui estou a relembrar....

Obrigado meus AMIGOS...

FICAM AS RECORDAÇÕES de certos “miúdos” E ficámos nós OS AMIGOS NÓMADAS E A NOSSA QUERIDA INFANCIA, Bom será passarmos as nossas passagens ao menos faladas e bem contadas "HISTÓRIAS" aos mais novos, mas fica o desafio….. se possível e bonito era mesmo quase todos nós nos 30/35 mostrar-lhes fisicamente como os NÓMADAS brincavam, ao Marco, á Verinha e aos que ainda vierem…

4 comentários:

Rui Santos disse...

Sim senhor, Mano, voltaste em grande e logo com uma longa metragem, esta parece uma das minhas. TV Rural, xiii.
Na pesca acho que a primeira vez, que fui contigo e com o teu velho, foi para o Meco. Mais um bocado ía a minha gaita agarrada ao anzol, num dos teus lançamentos, por sorte foram só os calções. Fiquei logo traumatizado.
Para a Ponta do Mato ía desde pequeno no Simca 1100, mas era para a praia.
A dos vidros partidos na mão também era boa (eramos mesmo burros) e a águinha melada com pinhões que bem que sabia (essa eu repetia).
E é verdade, o mais certo é virmos a ser uns pais super protectores com os nossos filhos, é a lei da vida e a evolução dos tempos.
Mas como dizes aqui algures, temos de nos deixar de lamechices e de saudosismos (eu sou um dos principais saudosistas e nostálgicos assumido), e ir fazendo umas coisas novas para nos recordármos dos trintas, senão qualquer dia estamos nos "entas" e temos pouco material para escrever sobre os "intas".
Por isso vê lá se deixas os porcos e os passarinhos e arranjas um domingo para fazermos uma almoçarada.
Saudações para todos e todas.

Rui Santos disse...

Já agora, se me autorizarem tenho aqui, mais fotos da malta para colocar no blog (já tenho scanner em casa). Por isso é só darem o Amém que eu faço um regresso ao passado.

pedro alvim disse...

AMÉN!!!
Bu. voltaste em grande e das coisas que te lembras...mas é assim mesmo quando a carola já tem uns bytes f... vem alguém que nos lembra certas cegadas. um dia devíamos repetir o futebol, o mygod, as escondidas, os jogos de ténis e tudo isso lá na rua. com estas idades vinham as carrinhas todas do Júlio de Matos e iamos de férias uns tempos.

Sotnas qué essa merda de deixares de ser motard por uns meses?

Rui Santos disse...

É por pouco tempo! A minha querida "Poderosa", voltou a ter umas falhas de carburação e eu desta vez não a perdoei. Achei que se começava a ter receio de ficar à beira da estrada, de noite e à chuva aqui a 10 km de casa (o que nunca aconteceu), pior seria quando chegassem as férias do verão e ela não aguentasse algures no meio de França ou da Alemanha. Talvez até não seja nada de grave, mas achei que 110.000 km, já era uma conta bonita e resolvi vendê-la a alguém que não pretenda andar tanto com ela.
Lá para Abril espero já ter a minha nova montada a qual já se encontra encomendada. Segui os conselhos da maioria dos meus amigos...