2008/12/07

A LONGA VIAGEM

Olá amigos e amigas, hoje é daquelas noites em que me perdia nas palavras, procurando que o amanhã nunca chegasse,
Como eu gosto do hoje, o hoje, o hoje ...
Um almoço muito agradável com muitos dos amigos.
Como é bonita a amizade e como foi bonito juntar tantos amigos.
Parabéns Doro, pelo óptimo almoço que organizaste, (na minha opinião dos melhores).
Pena que não puderam estar todos presentes, mas a distância tem destas coisas e mais oportunidades haverão.
E como é bonito ver a nova geração de pequenos Nómadas.
Fiquei a saber também que a mensagem que tento passar e as toscas palavras que por vezes escrevo, reflectem os sentimentos de alguns de nós, e que são lidas por mais amigo(a)s do que pensava.
O partilhar das palavras, das mensagens e dos carinhos, faz-nos engolir em seco recordando-nos de todos os Nómadas que estão connosco fisicamente ou certamente espiritualmente.
Tal como diz o poeta, a vida ensinou-me(nos) a gostar do hoje, como tal e antecipando-me à sequência de textos que aqui tenho colocado, deixo-vos hoje com aquele que para mim é o meu mais bonito poema, talvez mesmo o único a que se possa chamar esse nome, e o qual ainda hoje me provoca alguns arrepios quando o leio.


A LONGA VIAGEM

Parti para a longa viagem,
Parti sem ninguém saber,
Nada levando na bagagem,
Nada deixando por fazer,

Com amigos bebi,
Com amigos me embriaguei,
Levo deles a saudade,
E a saudade deixarei,

Embriagado de amor por elas,
Por elas me apaixonei,
Deram-me longas noites de dor,
Deram-me longas noites de prazer,
A nada fui obrigado,
Tudo o que fiz foi por querer.

Agora que abalei,
Não quero lágrimas ou flores,
Quero risos e alegria,
E as garrafas a escorrer.

Quando nos reunirmos novamente,
Na nossa ultima morada,
Brindaremos outra vez,
Ergueremos os copos,
E tudo tornará a acontecer,
Da noite nascerá o dia,
E voltaremos a viver.
Rui Santos 2000-06-11

3 comentários:

pedro alvim disse...

Penso que já tinha lido este teu poema.É realmente espetacular. Continua a escrever que és o mais jeitoso com as palavras.

Jane disse...

Realmente amigo tu tens o dom da escrita!!
Fazes rir, pensar, chorar, recordar, acreditar, sonhar ... continua assim!
Um beijo.

Rui Santos disse...

Obrigado amigos, pelas bonitas palavras de solidariedade.
Sou fraco poeta ou não me considero como tal, a inspiração vem da maluquice, do álcool, dos amigos, das pessoas, do mundo, da vida.
Abraços e beijinhos para todos vós.