2007/04/25

AI AS MINHAS PERNAS! DESAFIO! 25 de ABRIL SEMPRE!


(3 motas algures no meio da Serra do Caldeirão, a do meio é a mais linda!)

Pois é meus amigos chega de nostalgia e melancolia (pelo menos por agora).
Este foi um mês à boa maneira portuguesa. Aproveitado no princípio com passeios de mota e almoços fora e com um final sempre a esticar. Como os €s eram curtos, no último fim de semana e hoje, eu e Kati demos folga à "Poderosa" e ao "Bolinhas" ("Poderosa" é a Varadero e o "Bolinhas" é o nosso Cliozinho), e decidimos gastar um pouco a sola dos Ténis. AI AS MINHAS PERNAS! No Domingo tinhamos ido a pé, daqui da Amora até ao Seixal (~ 9km). Fomos ver a malta que anda por lá a apanhar choco e eu tenho de ir lá tentar a minha sorte, vimos lá alguns pescadores com belos chocos.
Hoje fomos fazer um caminho bem conhecido de quase todos os Nómadas deste blog. Ai, que aí vem mais nostalgia... deixámos o enlatado na "nossa" rua em Corroios e fomos a pé até à Ponta do Mato e depois pela praia até à ponta do Seixal (onde em pequenos demos belos mergulhos naquelas águas puras e cristalinas, o que é certo é que aparentemente não nos vez mal) (~ 15 km). E o supermercado onde comprávamos a cerveja em lata ainda lá está. Não, eu disse que já chegava de nostalgia e hoje não vou relembrar mais o passado, vou sim deixar aqui um DESAFIO!
Ainda à "Nómadas" neste grupo, com força nas pernas, para pegar nas canas às costas, agarrar no garrafão do tinto e abalar a pé para a Ponta do Mato (e esta é para ti também Alemão, que és o mais velhinho de nós todos)? Pois se há temos de combinar um dia bem passado naquela maravilhosa estância balnear. Lá ao fundo hoje até havia um palco com Karaoke, naquele maravilhoso bar com esplanada. Mas acho que o Karaoke espanta os peixes.
Ok, se acharem que o garrafão de tinto é pouco e que tenhamos de levar a geleira com umas grades de cerveja, podemos levar os enlatados, o caminho até não está mau. Mas no fundo o que pretendo com este desafio é juntar a malta num dia bem passado na nossa praia de infância (e a água até aparenta estar mais limpa). Fica a proposta que poderíamos aproveitar quando o Alemão cá viesse.


E já que hoje é dia, não se esqueçam 25 de ABRIL SEMPRE!

O SONHO DA NOITE DA LIBERDADE

Noite companheira da solidão,
Amiga conselheira que me traz a saudade de tempos que nunca vivi.
Depois de ti o sol enrrompeu vermelho, como que emergindo das trevas,
Em que forçosamente estava escondido,
E os homens poderam sentir o prazer da liberdade,
Que tem um passarinho quando o soltam duma gaiola, voando sobre prados de flores.
99.04.25

Noite que me traz o sonho, sonho palavra tantas vezes evocada pelos poetas,
Um sonho em que a liberdade caminhava de mãos dadas com a igualdade,
Sonho em que os homens viviam felizes, em paz e harmonia consigo mesmo, com o meio envolvente e com a natureza.
Um sonho que era fácil de realizar,
Se não fossem alguns homens os mais vis e irracionais animais existentes na natureza.
Um sonho onde a habitação, a alimentação, a saúde, a educação, o lazer eram direitos iguais para todos.
99.04.26


Rui Santos

5 comentários:

Anónimo disse...

Hum...

Anónimo disse...

Está a decorrer um concurso no post anterior...

Mr. Sotnas, noto em ti uma veia poética de cariz social. Também noto que os teus poemas são todos(?) da década de 90's? Tens feito alguma coisa recentemente? Isso é muito bom. Eu, há uns anos, em plena adolescência, escrevia imenso... Depois perdi a força. Não me saíam. Recomecei novamente há uns 4 ou 5 meses... Imagina a minha alegria :)

Está a decorrer um concurso no post anterior!!!!!...

pedro alvim disse...

conta comigo! quando for ai combinamos a ida à estancia balnear do resort da ponta do mato...

Rui Santos disse...

Estou mesmo a ficar velho! Até aqui nos "Nómadas", sem me conhecerem pessoalmente, me chamam de "Sr." ou "Mr.", oh que infelicidade. Eh! Eh!
Nos últimos anos não tenho escrito tanto como o fiz na década de 90. Não considero a minha escrita poesia, porque "ser poeta, é ser mais alto, é ser maior do que os homens, morder como quem beija, é ser mendigo e dar como quem seja...". Já ía embalado.
O que escrevo, tal como intitulei desde o momento em que comecei a guardar os meus registos, são "Pensamentos Incompletos...Estados de Alma pela Noite". São reflexões sobre o meu ser, sobre a sociedade, sobre os amigos, a família, tudo o que nos rodeia. Quase tudo o que escrevi, foi escrito à noite, normalmente com o espírito mais aberto, após ter ingerido algum álcool. Pode parecer estranho, mas é a forma como as coisas me saíem melhor. Embora no dia a seguir possa dizer "cala-te vinho...", são pensamentos escritos em consciência, os quais reflectem o meu verdadeiro sentimento.
Tenho dado prioridade à divulgação das minhas escritas mais antigas, por isso talvez daqui a uns tempos apareça, o que tenho escrito últimamente.
Bem por hoje já chega, talvez noutro dia possa divulgar mais acerca dos motivos que me fazem escrever.
E força ... contínua a escrever, sempre que a vontade aparecer. Isto é para ti e para os restantes membros dos "Nómadas", para mim é uma alegria ver cada novo post que aqui é colocado, nem que seja a contar as velhas aventuras dos tempos de putos.
Saudações e viva o BENFICA, que vai ganhar aos lagartinhos, no próximo Domingo.

Rui Santos disse...

Oh Alemão, estou para ver se ainda te aguentas a andar a pé até à Ponta do Mato. Já te estou a imaginar, a regressar no mês de Julho, com uma barriga de cerveja, que nem a CBF pode contigo.
Um abraço e no Domingo até os comemos.