2007/10/13

E A ESCOLHA É...???

Olá a todos os meus amigo(a)s Nómadas, como foi a vossa semana? Os alemães não dão notícias? Pois é agora sou só taberneiro de fim de semana. Só escrevo e comento ao fim de semana. Mas fico contente por haver muita escrita cá pelo tasco.
Antes de mais agradeço a todos os que contribuíram com as suas opiniões, todas elas bem válidas (sem excepção), em relação a que mota escolher no caso de vender a Varadero.
Em relação à BMW F 800 S/ST, sem dúvida que seria uma excelente opção do ponto de vista económico, com uma óptima relação preço/qualidade, mas sinceramente não faz muito o meu estilo de mota e a nível de conforto deveria perder em relação à Varadero.
Quanto à Ducati Multistrada, tem um estilo muito próprio, com grandes qualidades ao nível do equipamento dinâmico (não fosse uma Ducati), mas esteticamente nunca me agradou.
A BMW K1200GT, pelo que li, está uma mota fantástica em termos de conforto e prestações. Dizem que dentro do seu segmento, tem uma estabilidade inigualável a curvar, mas por enquanto usada é difícil de encontrar e nova passa dos 20.000€, sendo que mesmo usada é muito cara.
Uma opção que não comentaram, mas que já ponderei, é a Triumph Tiger 1050, mas para além de ter um estilo muito estradista, ao estilo Multistrada, também já tive informações de possuidores de Triumph’s, que é necessário marcar revisões com 3 meses de antecedência, existem peças que enferrujam, etc. Não me cativa.
Quanto à KTM 990 Adventure, sinceramente que sempre a adorei. Relativamente à estética que pode ser discutível, eu acho-a linda, lembra-me a minha espectacular África Twin. É para mim a segunda mota que mais me agrada na actualidade. Mas já tive em cima de uma na FIL e a Kati também a viu. Infelizmente não é só a estética que me lembra a África Twin, o conforto também não deve ser muito melhor. Para mim era suficiente, mas tenho de ter em conta a opinião da minha pendura, que já fez uns milhares de quilómetros comigo. E ela simplesmente, não gosta da estética e do conforto da mota e mandava-me ir à Alemanha sozinho, caso adquiri-se uma dessas. Paciência.
A Pan European é uma excelente mota, com um óptimo conforto, boas prestações e que também dá para fazer umas curvas com as devidas limitações dado o seu elevado peso. Já vi duas usadas na Motomil, com as 3 malas por 12.500 e 13.000€, impecáveis pelo menos de aspecto, sem um risco. Não ponho de parte esta hipótese, não é um cavalo (trail) como eu gosto, mas agrada-me a mim e à pendura.
A BMW R1200GS Adventure, poderá vir a ser a escolha. Pois é, acho que os meus amigos têm razão. Às vezes temos de por um pouco de lado a razão e seguir o nosso coração e tanto eu como a Kati adoramos a mota. Esta semana tive num curso de formação, no qual estava um colega com uma Adventure e só me disse maravilhas da mota. Contou-me que fez o lés-a-lés com ela e deixou alguns possuidores de RR’s espantados com o que a mota curva. Tem excelente protecção aerodinâmica, conforto, equilíbrio, bons consumos, enorme autonomia, excelentes suspensões, pode-se carregar bastante a mota que as suspensões não baixam como acontece na Varadero e como ele diz que acontecia com a GS normal. Também me disse que gasta óleo, mas pelos vistos, não é defeito é feitio. Já foi para Marrocos e diz que desde que se tenha “unhas” passa por todo o lado. Enfim, só me aguçou mais o apetite. Diz que já teve diversas motas, entre elas RR’s, a GS normal, já andou na R1200RT e diz que tem a melhor mota que já experimentou. Além do mais é uma mota que daqui a 20 anos continua a ser admirada, como acontece com uma R800GS que costumo ver no ISEL.

Mas por agora a escolha é a minha “Poderosa”. Ainda hoje atrasei-me para ir para o ISEL. Tinha 20 minutos para estar nas aulas. A adrenalina sobe bastante e eis que ponho a Varadero a mexer e o punho direito rola com bastante vigor. Contínua aquela máquina, com um enorme binário, uma excelente aceleração, os 2.. km/h são atingidos muito rapidamente. Esqueço-me do pneu dianteiro, já gasto e um pouco ressequido, dos travões a necessitar de mudar o óleo, com um tacto duro e as pastilhas dianteiras também a pedir a reforma e dou por mim a fazer as curvas do eixo Norte-Sul a 14. km/h. Às 11:00 em ponto estou na sala de aula, sento-me e penso... para que é que quero trocar de mota? Não é a mota que está velha, sou eu. Não é ela que está pesada a curvar sou eu. É que por vezes, as costelas e a coluna, relembram que não é agradável ir às silvas e por isso sempre que me sento na mota, ando com bastante cuidado, principalmente com pendura. É preciso motivações extra para andar em ritmos mais elevados e quando tal acontece, vejo bem que a “Poderosa” ainda está literalmente para as curvas.


Mudando de assunto, infelizmente em relação há almoçarada da lebre, estou de fora. Pois é, às sextas tenho aulas até às 23:00 e aos sábados tenho aulas das 11:00 às 14:00. O meu tempo também não é muito e aos domingos por norma, aproveito para estudar um pouco. É que este semestre decidi que devia aplicar-me mais no ISEL, já começo a ver o fundo ao tacho...
Por isso só espero que se deliciem com o apetitoso manjar, bebem uns copos de tinto por mim e que se divirtam bastante.
Outras oportunidades haverão.

Saudações Motards para todos, uma boa semana e boas curvas

1 comentário:

Jarbas disse...

Em relação á moto só tenho a dizer que é uma excelente escolha.

Um abraço e boas curvas.